Português, sim senhor!

Há alguém que nos anda a fazer uma boa reputação!

Foi o que pensei logo nos primeiros dias.

Ainda estava em Antigua quando comecei a reflectir sobre isso. Chego à alfândega, entrego o meu passaporte português, olha para mim com um olhar suspeito até eu dizer que nasci em Portugal, aí ficou com um sorriso, até achou triste que só passasse a noite em Antigua.

Depois no dia seguinte, ao passar pela polícia antes da alfândega, A senhora olha para mim e diz:
de onde é?
Eu repondo Canadá.
Ela volta a olhar para o passaporte intrigada
Digo-lhe bem... nasci em Portugal mas vivo no Canadá.
Ah! ficou com um grande sorriso e ainda me diz boa viagem e volte!

Soube que em Antigua e Barbuda há restos de portugueses, sim imigramos também para lá! Entre 1847 e 1852, 2500 madeirenses foram viver para lá. Os Britânicos nunca respeitaram os portugueses tratando-os como os mulatos, e proibiam aos portugueses como aos negros de se juntarem a eles. Mais tarde em 1904 os portugueses construíram o primeiro terreno (e único durante muito anos) de ténis onde se admitia negros e mulatos.
Será que é por isso que as duas polícias negras foram simpáticas comigo e não com os outros brancos?

Quando cheguei a Montserrat, a caminho da residência onde fico, explico à proprietária que sou Português, vira-se para mim: Que engraçado! não sabendo fez-me logo pensar a um português que trabalhava no MVO, foi-se embora há uma semana. Era muito simpático.

Quando converso com as pessoas aqui e que digo ser do Canadá, dizem logo um ah daqueles que escondem: não mais outro! Mas logo que adiciono nasci em Portugal...

Aqui os supermercados pertencem todos a Indianos, um deles olha para mim muito estacado e diz: onde nasceste?
E eu: Portugal.
Ele: Ai sim! tens ares de indiano, pensava que eras! Sabes que há vestígios de Portugal na Índia?
E eu: Hum pois sei, Goa é um exemplo.
E ele: Tens de ir a Goa, é muito lindo, os portugueses lá misturaram-se com as indianas e o resultado...

Há um ano quando estava no aeroporto de Amesterdão, na alfândega das partidas, calhou-me o que parecia o menos simpático, pelo menos com os passageiros que passaram a minha frente até eu chegar olha para mim e diz: you are portuguese! Sorrio e diz-me em português com um daqueles enormes sotaques bom dia! Obrigado! Obviamente desatei a rir, ele deu-me o passaporte e diz boa viagem!


Afinal fiz bem de escolher o passaporte português.
Somos simples, humildes, simpáticos e ninguém nos quer mal, talvez seja por isso.

5 commentaires:

Antonio a dit…

Gandas tugas, um terreno de "ténis" !! So podia e ainda por cima um terreno aberto para todos... Ténis hein... disseste bem Ténis !!!! LOL !!!! Gostei dessa !!!

grisciel a dit…

Não estou a ver a piada... sim ténis! Não se deve brincar com coisas sérias! Repara que ainda bem que não foi de golfe!

Anonyme a dit…

Ó Ricardo, tu desculpa-me, mas por que te queres passar por português se de facto és canadiano???

(hi hi hi)...

grisciel a dit…

Elisa, desta nem respondo à provocação!!

Anonyme a dit…

"Gulp"

;-)